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26 de agosto de 2017

Esta notícia se refere à avaliação de Portfólio solicitada pela Uninter (Pedagogia 2a Licenciatura)

PESQUISADOR DA UEPB ANALISA SOFTWARES QUE AUXILIAM CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ÁREA MENTAL E VISUAL NO PROCESSO DE APRENDIZADO.

Por Cristiane Gonçalves Dagostim, RU 1854549
Criciúma - SC

26/08/2017
Fonte: <http://www.tcondeco.pt/Produto/os-jogos-da-mimocas/>


Pesquisa elaborada em 2013 por Edvanilson Santos de Oliveira, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), demonstra como crianças com necessidades especiais na área mental e visual podem ser estimuladas por meio de software educativos. 

A pesquisa foi apresentada no XI Encontro Nacional de Educação Matemática e teve como objetivo refletir a respeito de recursos, potencialidades e limitações dos softwares na aprendizagem de conceitos matemáticos de crianças com necessidades educativas especiais nas áreas mental e visual. A etapa de seleção e observação aconteceu na APAE e no Instituto dos Cegos de Campina Grande-PB, locais onde os aplicativos Os Números de Mimocas, DOSVIOX e MATVOX foram considerados os mais utilizados nas aulas de matemática pelos professores.

De acordo com o pesquisador, cada software tem uma finalidade específica e funciona como recurso pedagógico às aulas.  A pesquisa explica que Os Números das Mimocas é um software utilizado no processo de aprendizagem de crianças portadoras de Síndrome de Down, a partir dos 3 anos, e que também é aplicado nas aulas de informática, bem como utilizado com crianças que apresentam outro tipo de patologia ou disfunção mental. O DOSVOX trata-se de um sistema de apoio à pessoa com deficiência visual e tem como fundamento o uso da síntese de voz.  O MATVOX é uma calculadora programável que é funcional a partir do editor de texto do sistema gratuito DOSVOX.

A partir da coleta dos dados, a pesquisa demonstrou que Os números das Mimocas é um dos aplicativos mais utilizados na formação de competências pré-numéricas e numéricas em práticas educativas de crianças com necessidades especiais na área mental. Ele auxilia no desenvolvimento de competências matemáticas permitindo ao professor uma avaliação formativa, propiciando uma maior participação através do entusiasmo e do tempo de atenção.

De acordo com o núcleo de pesquisa da UFRJ, a qualidade e a facilidade de uso do DOSVOX auxiliam pessoas com deficiência visual a ter independência de estudo e de trabalho, além de incluí-la no contexto social. Trata-se de um ambiente operacional totalmente projetado com características de comunicação coerentes com as limitações da pessoa com deficiência visual. Expõem a pesquisa que o recurso “utiliza-se do teclado para o acesso, e do sistema de seleção por menus conduz o usuário a uma operação com muito menos erros”.

O aplicativo MATVOX auxilia ao acesso de pessoas com deficiência visual no desenvolvimento de trabalhos, pesquisas e aprendizado nas áreas das ciências exatas. O software é gratuito, disponível na Internet, permite que o usuário interaja dinamicamente com o sistema de calculadora. Todas as funcionalidades da calculadora estão listadas nestes menus, sendo estes organizados em categorias como: comandos, tipos de variáveis, funções gerais, funções trigonométricas, constantes, conversões, expressões do usuário, etc. O acesso a estes menus é dado através do comando CTRL + F10.

Para o pesquisador, cabe ao professor a responsabilidade de buscar e intervir para sistematizar as diversas ferramentas disponíveis, integrando-as como recurso pedagógico a fim de criar condições cabíveis de aprendizagem e analisando a aplicação do software a faixa etária do aluno. Enfatizou na pesquisa que “trabalhar na perspectiva tecnológica, permite ao aluno com necessidades especiais na área mental e visual, produzir novas formas de construir o conhecimento, favorecendo a aprendizagem individual e coletiva, desenvolvendo assim a colaboração entre os educandos”.


Referência:
DE OLIVEIRA, Edvanilson Santos.  Softwares educativos no processo de ensino-aprendizagem da Matemática de crianças com necessidades especiais nas áreas mental e visual: inclusão e educação matemática. Disponível: <http://sbem.web1471.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/2330_1373_ID.pdf>. Acesso em: 26 ago 2017.

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