Esta notícia se refere à avaliação de Portfólio solicitada pela Uninter (Pedagogia 2a Licenciatura)
PESQUISADOR DA UEPB
ANALISA SOFTWARES QUE AUXILIAM
CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ÁREA MENTAL E VISUAL NO PROCESSO DE
APRENDIZADO.
Por Cristiane Gonçalves Dagostim, RU 1854549
Criciúma - SC
26/08/2017
Fonte: <http://www.tcondeco.pt/Produto/os-jogos-da-mimocas/>
Pesquisa
elaborada em 2013 por Edvanilson Santos de Oliveira, da Universidade Estadual
da Paraíba (UEPB), demonstra como crianças com necessidades especiais na área mental
e visual podem ser estimuladas por meio de software
educativos.
A
pesquisa foi apresentada no XI Encontro Nacional de Educação Matemática e teve
como objetivo refletir a respeito de recursos, potencialidades e limitações dos
softwares na aprendizagem de
conceitos matemáticos de crianças com necessidades educativas especiais nas
áreas mental e visual. A etapa de seleção e observação aconteceu na APAE e no
Instituto dos Cegos de Campina Grande-PB, locais onde os aplicativos Os Números de Mimocas, DOSVIOX e MATVOX foram
considerados os mais utilizados nas aulas de matemática pelos professores.
De acordo com o pesquisador, cada software tem uma finalidade específica e funciona como recurso
pedagógico às aulas. A pesquisa explica
que Os Números das Mimocas é um software utilizado no processo de
aprendizagem de crianças portadoras de Síndrome de Down, a partir dos 3 anos, e
que também é aplicado nas aulas de informática, bem como utilizado com crianças
que apresentam outro tipo de patologia ou disfunção mental. O DOSVOX trata-se
de um sistema de apoio à pessoa com deficiência visual e tem como fundamento o
uso da síntese de voz. O MATVOX é uma
calculadora programável que é funcional a partir do editor de texto do sistema
gratuito DOSVOX.
A partir da coleta dos dados, a
pesquisa demonstrou que Os números das
Mimocas é um dos aplicativos mais utilizados na formação de competências
pré-numéricas e numéricas em práticas educativas de crianças com necessidades
especiais na área mental. Ele auxilia no desenvolvimento de competências matemáticas
permitindo ao professor uma avaliação formativa, propiciando uma maior
participação através do entusiasmo e do tempo de atenção.
De acordo com o núcleo de pesquisa da
UFRJ, a qualidade e a facilidade de uso do DOSVOX auxiliam pessoas com
deficiência visual a ter independência de estudo e de trabalho, além de
incluí-la no contexto social. Trata-se de um ambiente operacional totalmente
projetado com características de comunicação coerentes com as limitações da
pessoa com deficiência visual. Expõem a pesquisa que o recurso “utiliza-se do
teclado para o acesso, e do sistema de seleção por menus conduz o usuário a uma
operação com muito menos erros”.
O aplicativo MATVOX auxilia ao acesso de
pessoas com deficiência visual no desenvolvimento de trabalhos, pesquisas e
aprendizado nas áreas das ciências exatas. O software é gratuito, disponível na Internet, permite que o usuário
interaja dinamicamente com o sistema de calculadora. Todas as funcionalidades
da calculadora estão listadas nestes menus, sendo estes organizados em
categorias como: comandos, tipos de variáveis, funções gerais, funções
trigonométricas, constantes, conversões, expressões do usuário, etc. O acesso a
estes menus é dado através do comando CTRL + F10.
Para o pesquisador, cabe ao professor
a responsabilidade de buscar e intervir para sistematizar as diversas
ferramentas disponíveis, integrando-as como recurso pedagógico a fim de criar
condições cabíveis de aprendizagem e analisando a aplicação do software a faixa etária do aluno. Enfatizou
na pesquisa que “trabalhar na perspectiva tecnológica, permite ao aluno com
necessidades especiais na área mental e visual, produzir novas formas de
construir o conhecimento, favorecendo a aprendizagem individual e coletiva,
desenvolvendo assim a colaboração entre os educandos”.
Referência:
DE OLIVEIRA, Edvanilson
Santos. Softwares educativos no processo de ensino-aprendizagem da Matemática de crianças com necessidades especiais nas áreas mental e
visual: inclusão e educação matemática. Disponível: <http://sbem.web1471.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/2330_1373_ID.pdf>.
Acesso em: 26 ago 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário